terça-feira, 15 de março de 2011

Classificação geral dos repteis


A classe dos répteis possui 6000 espécies e estão melhor adaptados à vida em terra seca que os anfíbios. Os pulmões são bem desenvolvidos e possuem brônquios ramificados, podendo fornecer toda a respiração necessária, principalmente porque a caixa torácica está completa. Nas tartarugas não existe o esterno. A pele, que não é necessária à respiração, é sempre espessa, e apresenta uma camada córnea diferenciada em placas e escamas. Estas podem ser lisas ou rugosas, justapostas ou sobrepostas.
As escamas são formadas pela epiderme (camada mais externa da pele). A camada mais externa é substituída à medida que se desgasta (tartarugas e crocodilos) ou é mudada completamente (cobras e lagartos). A mandíbula é articulada de tal maneira que a boca pode ser bastante aberta, para o animal engolir presas grandes.
Todos os répteis, menos as tartarugas, possuem dentes, em geral voltados para trás, e são usados para segurar a presa e não para mastigar. Eles caem periodicamente e são substituídos. Os órgãos dos sentidos são bem desenvolvidos. Os olhos possuem pálpebras que, nas cobras são transparentes e sólidas. A audição é aguda, principalmente nos largatos. O olfato é realizado pelas narinas e pelo órgão de jacobson (menos nos crocodilos), localizado no teto da boca (palato). Esse órgão detecta os odores levados a ele pela língua à medida que elas sai e entra na boca.
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/reptil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário