segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pargo

Nome Comum: Pargo
Nome Científico: Pagrus pagrus
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sparidae
Da mesma família do sargo e dourada, o pargo é uma das espécies preferidas pelos apreciadores de peixe. Há muitas variantes de pargo, sendo o mais vulgar nas nossas costas o pargo de cor avermelhada (pargo rosa). Ainda relativamente frequente no nosso litoral atlântico, Açores e Madeira. Prefere fundos de pedra ou coral e vive normalmente desde a costa até aos 250 metros de profundidade. Vive em cardumes e tem o dorso avermelhado com o ventre mais claro - muitas vezes quando capturados ficam com o corpo malhado. Atingem os 8 /10 quilos e os 60 cm. Peixe de fundo, alimenta-se de crustáceos e moluscos. Tem valor comercial em Portugal, onde é muito apreciado. 
 

Dourada

Nome Comum: Dourada
Nome Científico: Sparus aurata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sparidae

As douradas (são da família dos sargos, pargos, bogas e gorazes), têm o corpo oblongo, coberto de escamas geralmente dentadas. Têm três espinhos na barbatana anal. O céu da boca é liso e possuem uma dentição característica, com dentes incisivos cortantes (4 ou 6 em cada maxila) e os posteriores arredondados cm. Peixe de fundo, alimenta-se de crustáceos e moluscos. Tem valor comercial em Portugal, onde é muito apreciado.
Esta dentição permite-lhe partir as conchas grossas dos moluscos de que se alimentam. Habitam os mares tropicais e temperados (nas partes mais quentes), sendo relativamente abundante no Mediterrâneo e Atlântico, na costa portuguesa. Peixe sedentário e solitário, pode também enquadrar-se em pequenos cardumes.
Vive normalmente próximo das costas e desova no Verão - é um peixe essencialmente carnívoro, mas muito tímido. Pode atingir 1 metro ou mais de comprimento e mais de 15 quilos de peso. A sua carne é um pouco seca mas de um gosto excelente. Aparece até aos 150 metros de profundidade, mas é entre os 25 e 30 metros que se sente mais à vontade.
                                                                                     


Safio

Nome Comum: Safio, Congro
Nome Científico: Conger conger
Classe: Actinopterygii
Ordem: Anguilliformes
Família: Congridae

Peixe de feitio esguio , que habita normalmente junto à costa e em fundos rochosos, pois vive em buracos de onde sai para caçar durante a noite, patrulhando o seu território em busca de alimentação, É um parente próximo da enguia, mas vive apenas na água salgada. Atinge a maturidade sexual entre os 5 e os 15 anos de idade.
De grande porte, tem uma boca grande com bordos grossos e maxilas muito poderosas com duas fileiras de dentes pontiagudos. Pode atingir os 75/100 quilos e os 2/3 metros, não sendo invulgar na nossa costa a captura de exemplares com mais de 10 quilos. A sua cor varia de acordo com o habitat. 
 
 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mero

Nome Comum: Mero
Nome Científico: Epinephelus Marginatus                                    
Classe: Ostheichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Serranidae

Esta espécie de mero pode atingir cerca de 60 kg, e viver 50 anos aproximadamente.
Gosta de habitar em fundos rochosos, sendo solitário e extremamente territorial, frequenta profundidades que oscilam entre os 8 e os 300 metros e alimenta-se de caranguejos e cefalópodes, como o polvo, sendo que os maiores exemplares se alimentam principalmente de outros peixes.
Habita o Atlântico Oriental, o Ocidente do Oceano Índico, está presente desde a costa mais a sul de África até Moçambique e Madagáscar,  está presente também no Atlântico Ocidental, no Sul do Brasil, Uruguai e Argentina.